27 fevereiro 2006

Hoje 27

Tive um dia meio "parado"... aquela sensação de que se não fez nada de importante... mas que... pronto! Amanhã far-se-á!
Esteve todo o dia um friozinho de "rachar"... algum sol, muitas núvens... e, para além da pouca vontade em me expor... veio a "recomendação" "persuasiva" do meu "anjo-protector" (a Mª. Cilinha) que reforçou a necessidade de ficar mesmo, na protecção mais quente, da casa. Umas arrumaçõesitas no escritório, algum papel-para-deitar-fora, e... adiantar coisas no computador.

Acabei de fazer as pautas da última Frequência dos meus 140 alunos do Piaget (mesmo em duas turmas... é muiiiit'aluno junto! Comecei a pensar nas questões para a Frequência suplementar que tenho de preparar para uma aluna que faltou por estar doente... e, comecei a pensar na estratégia pedagógica a adoptar para o próximo ano lectivo... claro que vou ter tempo até Setembro, mas... isto de dar Formação é mesmo uma paixão e viciante... tenho de melhorar as minhas técnicas de motivação para a aprendizagem destes alunos... este ano ainda não consegui diminuir significativamente a fossa entre as melhores notas e as piores... tenho de descobrir melhor estratégia para as actividades em sala de aula (presenciais) e para as actividades individuais, a distância, através da Plataforma Formare na Internet, de que agora vamos poder dispor por implementação do próprio Piaget (a entrar a sério na era do e-learning e do ensino-a-distância), como reforço motivador para professores e alunos. "Os nossos jovens Enfermeiros têm de obter uma preparação de vanguarda." Estamos a apostar nisso e a coordenar tudo com as directivas do acordo de Bolonha. Estou nessa!... Fizemos uma formação específica, os professores interessados em iniciar a Era... e vá lá... chegámos ao fim só três... poucos, mas dos bons... Para o ano acho que os resultados vão ser francamente mais gratificantes... pelo menos estou com grande "fezada" quanto à minha disciplina - a Patologia Geral.

No quintal, já coloquei uma protecção plástica, transparente (por causa da fotossíntese)... um grande saco plástico, por cima e à volta do pé de cerejeira que plantei e que tenho de proteger do frio, do vento e da geada. Amanhã vou substiuir as esteiras de ráfia, opaca, que estendi sobre a buganvília que sobe, à frente, até à varanda, por um plástico transparente, a protegê-la sem a prejudicar. No inverno passado também ficaram as plantas todas queimadas por meia dúzia de dias frios e ventosos que houve.

Hoje não tivémos cá a Inês, que também anda com uma bronquiolitesita a "chatear" e também ficou por casa, nem tendo ido à sua Escola... como ela se afirma bem, e com gosto. Faz 3 anitos a 14 de Maio mas anda toda "desempoeirada" a desenvolver-se bem...
Tenho que começar a preparar os cartões com as palavras, segundo aquele interessante método brasileiro, para lhe ensinar a ler directamente as palavras, sem as soletrar... que usei para o Rui Miguel com bons resultados e já não tive oportunidade de o repetir com a Ana Cláudia, que se ressentiu por isso.

Hoje também não houve ping-pong mas já é quase meia-noite e vou mesmo descansar...
Amanhã cá estaremos de novo!

26 fevereiro 2006

Hoje 26




Alô Zé
Que tal esse "boguinhas" que tiveste em Cabo Verde, nos bons tempos que por lá passaste? Encontrei-o no "baú" dos slides em que tenho andado a mexer ultimamente.

Já tenho o teu email que mo enviou o João. Como tens passado? Há que anos que não trocamos ideias... está na altura de fazer o "ponto-da-situação". Que tal uma almoçarada por cá por Viseu num fim-de-semana menos frio? Podem vir 6ª à tarde e regressarem domingo. Ficam cá em casa conosco. Agora só estou eu e a Mª.Cília... O Rui Miguel está na sua, cá em Viseu... e a Ana Cláudia no Porto, onde tem o seu Serviço (Técnica de Serviço Social).

Hoje até passámos um domingo cheio de "acção". O Rui com a cara-metade (a Graça),foram a Campo de Besteiros buscar a Avó Fernanda e a Tia Irene (Irmã), para virem almoçar conosco. A Inês, a nossa 1ª neta, quase 3 anitos, filha do Rui, ficou logo pela manhã cá em casa. Depois com o Rui veio também o Luís (irmão da Cilinha) também para almoçar conosco. A Ana Cláudia também cá estava para aliviar um bocado a pressão da rotina e do mestrado, em Gerontologia que anda a acabar...

Esteve uma bela almoçarada (no que a Mª. Cília é Mestra) - cabrito assado, sopa de legumes, vinho do Douro e do Ribatejo, arroz doce e tigeladas... mais o café e uma sessão de slides dos nossos tempos em Moçambique (Rui Miguel para nascer e depois já nascido...)... enfim "coisa-boa-mesmo". Com a lareira acesa e sem a televisão a massacrar.

Amanhã começa mais uma semanita... que elas agora (desde que me assumi como reformado, passam muito mais depressa) e vou ter de preparar mais uma Frequência para uma das alunas do curso de Enfermagem que faltou por doença... tenho de reanalisar os textos que a Ana Cláudia já aprontou para a sua Tese... tenho de analisar mais um pouco do livro do Prof Nogueira Dias, do Curso de Psicoterapia Rogeriana, que o Rui se meteu a fazer agora... e dar também, os meus "passeios-a-pé" (ao pão, ao supermercado, ao café... colaborar nas lides domésticas) para manter a "biologia" o melhor possível.

Já tenho alguns links que achei interessantes e tenho vindo a explorar melhor, a pouco e pouco, de pessoas ligadas a Timor, e a Moçambique. O da Xana mostra-nos as peripécias que lhe têm acontecido na sua viagem para lá e nestes seus primeiro tempos de cooperante no Ensino; está superinteressante.

O Mário Paulo, em Inhambane também tem seguido este meu blog... ainda estou à espera que se disponibilize para nele escrever também... sobre o que por lá vai fazendo, ligado como está, a uma actividade que deve ser interessantíssima, quer em termos pessoais quer em termos sociais.

Bem... vou ficar-me hoje por aqui... mas amanhã cá venho (a correr), para ver pelo menos a vossa colaboração nos comentários a este "post".
Abraço a todos.

25 fevereiro 2006

Hoje - 25

Como se pode ver pelos "bonecos" à direita, continua o frio. São 11 da manhã, céu com algumas nuvens e... 4 graus...

Já voltei a ler o Blog da Xana (Baucau)e fiquei contente pelo seu último "post".

Recebi mais um mail da Anita de Maputo... o Pessoal por lá ficou mesmo "traumatizado" com o sismo... realmente o abanão foi mesmo "valente" e o susto deu-para-entender... Ainda bem que houve pouca gente ferida... foi mais o susto e as suas repercussões psicossomáticas inevitáveis.

Em Inhambane e no Tofinho nem se aperceberam do facto. Foram uns "felizardos". O Paulo estava ontem bem disposto ao telefone. Estamos também contentes a acompanhar a sua actividade na coordenação do Foproi... deve ser empolgante e gratificante acompanhar a actividade das diversas ONGs na Provincia de Inhambane para quem sempre pugnou pela Democracia e pelo Desenvolvimento Sustentado das Pessoas... "estamos-juntos" (como se dizia na Guiné-Bissau nos tempos da guerra pela Independência).

Hoje iremos debater (a Ana Cláudia e eu) os apontamentos que já reuniu sobre a sua tese de Mestrado - vai ser um gosto.

Ontem à noite jogámos mais dois jogos de ping-pong (o Rui e eu)... como sempre foi mesmo a dar tudo por tudo, ficámos ambos cansados mas "sastifeitos"... fizemos jogadas "estrambólicas" de todo, pelo efeito que conseguíamos obter... mas por puro reflexo às vezes... ganhou o Rui, mas foi mesmo bom, até fiquei admirado como o "quadrado" do meu coração se comportou tão bem.

24 fevereiro 2006

Hoje - 24 / Fevereiro

Aqui a cima, um belo noturno, de Maputo.


Em Viseu, dia de sol radioso. Menos frio pela manhã... menos do que estava previsto.

Ontem as aulas no Piaget correram de forma interessante. Esclareceram-se algumas dúvidas sobre a última Frequência e debateram-se com agrado os últimos Trabalhos de Grupo apresentados pelos alunos. Um sobre "Pessoas com Queimaduras", outro sobre "Pessoas com Toxicodependência Tabágica ou Alcoólica" e outro sobre "Pessoas com Doenças Autoimunes ou Imunodeficiências".
Hoje vou debruçar-me sobre a Fundamentação Teórica da tese de Mestrado da Ana Cláudia sobre um tema interessante da Gerontologia sob o ponto de vista do Técnico de Serviço Social.

Ela vem do Porto passar cá o Fim-de-Semana.

Vou também tentar retirar mais uns loureiros do quintal de trás, para levar para Campo de Besteiros. Ficarão lá melhor, em casa da Mãe Fernanda.